As presentes normas estão fundamentas nas decisões do I Fórum de Coordenadores de GT da ANCIB, ocorrido de forma remota, no dia 10 de abril de 2024.
NORMAS GERAIS
A programação científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) será elaborada a partir dos Trabalhos Completos e Resumos Expandidos submetidos aos distintos Grupos de Trabalho (GT) por pesquisadores(as), pós-graduados(as) e pós-graduandos(as) stricto sensu, avaliados e aprovados por avaliadores(as) ad hoc.
As submissões devem atender as seguintes normas gerais:
– Os trabalhos, em ambas as modalidades, devem ser submetidos conforme as normas e padrões estipulados pela Comissão Científica do ENANCIB;
– O idioma oficial do evento é o Português, sendo admitidas exceções, a critério de cada GT;
– Pelo menos um(a) dos(as) autores(as) do trabalho – brasileiros(as) ou estrangeiros(as) – deve ser associado(a) à ANCIB e estar adimplente com o pagamento da anuidade da associação;
– Pelo menos um(a) dos(as) autores(as) do trabalho deverá inscrever-se no evento e efetuar o pagamento da inscrição. Trabalhos aprovados sem ao menos um(a) autor(a) inscrito(a) serão excluídos dos anais;
– As escolhas referentes a modalidade (Trabalho Completo ou Resumo Expandido) e de vinculação do trabalho a um GT, devem ser indicadas no cabeçalho da folha de rosto do texto submetido, bem como nos metadados do sistema Open Conference System (OCS), sendo de responsabilidade exclusiva da autoria do trabalho submetido.
– Sob nenhuma hipótese, haverá migração de uma modalidade para outra ou de um GT para outro. O não atendimento aos requisitos acima indicados implica na rejeição e arquivamento do trabalho pela Comissão de Curadoria do ENANCIB;
– Os Trabalhos Completos ou Resumos Expandidos aprovados poderão, se atendido o estabelecido neste rol de normas, ser publicados nos Anais do ENANCIB;
– A cada participante é permitida a submissão de no máximo 8 (oito) trabalhos, considerando as duas modalidades, autoria, coautoria e o conjunto dos 12 Grupos de Trabalho. No caso da submissão de mais de oito trabalhos, serão excluídos os últimos, de acordo com a data e hora de submissão;
– A cada trabalho é permitida a autoria de no máximo cinco autores(as). A submissão com mais de cinco autores(as) implica na rejeição e arquivamento do trabalho pela Comissão de Curadoria do ENANCIB;
– A submissão do trabalho deve ser realizada online, por meio do sistema OCS, da ANCIB. No ato da submissão o(a) autor(a) deve optar por um dos Grupos de Trabalho e por uma das modalidades, conforme mencionado anteriormente.
– Sob nenhuma hipótese, serão recebidos trabalhos para submissão por e-mail.
– Nenhuma alteração poderá ser feita após a submissão do trabalho, salvo a partir das recomendações dos avaliadores, após emissão dos pareceres ad hoc;
– A não apresentação do trabalho implica no cancelamento da emissão de todos os certificados a ele vinculados;
– Será emitido um certificado em formato digital para cada trabalho aceito, apresentado e publicado nos anais, enviado para o e-mail dos(as) autores(as) e coautores(as);
– A submissão de trabalhos em autoria ou coautoria com alunos(as) de graduação ou especialistas que não estejam matriculados em um curso de mestrado resultará na rejeição e arquivamento do trabalho no sistema de submissão, bem como na sua exclusão da programação do ENANCIB;
– Os casos omissos serão analisados e solucionados pela Comissão Científica do ENANCIB.